Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

14 janeiro 2018

Prótese Total do Joelho Assistida por Computador

 

A prótese total do joelho é uma das cirurgias mais bem sucedidas em Ortopedia, levando a uma espetacular melhoria da função articular e subsequentemente da qualidade de vida dos doentes que dela precisam. Prova do seu enorme sucesso é o número crescente destas cirurgias que são realizadas anualmente em todo o mundo.

Apesar disso, é um facto amplamente reconhecido que os excelentes resultados, quer em termos de dor e função pós-operatória quer em termos de longevidade da prótese, dependem em grande medida do correto posicionamento e alinhamento da prótese.

Com esse objetivo em mente, várias alterações têm sido introduzidas ao longo do tempo na forma de realizar a cirurgia, desde logo com a progressiva melhoria dos instrumentos utilizados. Nos últimos anos, na sequência desta busca crescente pela exatidão do gesto cirúrgico, temos assistido à introdução dos computadores e da tecnologia na prótese total do joelho.

Grande parte dos sistemas até agora disponíveis depende da realização de um estudo imagiológico (TAC ou Ressonância) previamente à cirurgia para o fabrico de guias de corte personalizados. Apesar do entusiasmo inicial, esses sistemas já demonstraram não ser globalmente mais fiáveis que a cirurgia tradicional pelo que dificilmente se justifica o intenso e demorado processo pré-cirúrgico (1).

Mais recentemente, apareceram sistemas como o que foi adotado pelo Trofa Saúde Hospital que evita a necessidade de estudos complexos prévios para aquisição das referências anatómicas. Através de um conjunto de guias e sensores intraoperatórios, a informação anatómica específica de cada joelho é fornecida ao cirurgião em tempo real ajudando assim não só a planificar, mas também a guiar e verificar cada passo da cirurgia, permitindo um alto nível de exatidão.

Atualmente existem já evidências claras que a cirurgia assistida por computador leva a uma significativa e reprodutível melhoria no rigor de posicionamento da prótese no joelho. Assim, como seria de esperar, foi também já demonstrado que essa melhoria se traduz em maior longevidade das próteses com taxas de revisão significativamente inferiores. Para além disso estes sistemas permitem efetuar os cortes necessários de uma forma consideravelmente menos invasiva, levando assim a menor hemorragia e consequente mais rápida recuperação pós-operatória (2). As vantagens que lhe são inerentes poderão ser ainda mais relevantes em cirurgias mais complexas como por exemplo as revisões de próteses. 

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia do joelho. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

Quer saber mais sobre esta cirurgia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

Fonte:
1- Efficacy of Patient-Specific Instruments in Total Knee Arthroplasty:A Systematic Review and Meta-Analysis. J Bone Joint Surg Am. 2017 Mar 15;99(6):521-530. Thienpont E, Schwab PE, Fennema P
2- Technology in Arthroplasty:Are We Improving Value? Curr Rev Musculoskelet Med. 2017 Sep;10(3):378-387. Waddell BS, Carroll K, Jerabek S.

Redigido por Prof. Doutor Ricardo Sousa (OM42897), Ortopedista especializado em Joelho no Trofa Saúde Hospital em Gaia e Alfena.

 Prótese Total do Joelho Assistida por Computador 

 

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.

Voltar

16 fevereiro 2020

Cuidar da Mente na Doença Crónica

05 fevereiro 2020

Esporões do Calcâneo e Tendinite do Aquiles

01 fevereiro 2020

Novas alternativas de tratamento para a Síndrome de Apnei...