Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

08 janeiro 2018

Lesões da coluna no desporto

Para começar, não devemos esquecer que os atletas, ao contrário da população em geral, são pessoas altamente motivadas, geralmente em boa forma física e com grande desejo de melhorar rapidamente.

As lesões desportivas mais frequentes na coluna cervical são a lesão das raízes nervosas, a lesão da medula espinal, as lesões do disco intervertebral e as fraturas.
No caso das lesões dos nervos, pode dar dor apenas num membro superior e paralisia temporária do mesmo.

Nas lesões por contusão da medula espinal, esta ocorre geralmente por traumatismo sobre a cabeça com o pescoço em hiperextensão ou hiperflexão, em modalidades tais como futebol, boxe, hóquei e rugby, e pode afetar de forma temporária ou permanente os quatro membros.

Nas lesões do disco, a mais frequente é a hérnia discal aguda traumática.Nestas, tenta-se inicialmente o tratamento conservador com medidas tais como medicação, restrição da atividade desportiva e fisioterapia. Naquelas em que a dor persiste ou existe lesão neurológica, opta-se pela cirurgia, sobretudo por uma técnica preservadora do movimento tais como as próteses de disco cervical.

As fraturas da coluna cervical são mais frequentes nos desportos de impacto ou colisão, e podem ocasionar lesões neurológicas gravíssimas tais como tetraplegia, sendo necessária uma cirurgia o mais urgente possível.

No que diz respeito à coluna dorso lombar, a causa mais frequente de dor lombar no atleta adolescente é a espondilólise que se caracteriza por uma fratura de stress ou fadiga de uma parte das vértebras, a “pars interarticularis”, que se deve a traumatismos repetidos dessa região, nomeadamente em desportos tais como futebol, voleibol e basquetebol. Nas lesões recentes e sintomáticas tenta-se o tratamento conservador com modificação ou paragem da atividade e utilização de colete lombo-sagrado. Nas lesões crónicas e sintomáticas, o tratamento é sempre cirúrgico, devendo-se optar por uma técnica o mais anatómica possível.

Outras causas de dor lombar nos atletas são a espondilolistesis, cifose de Scheuermann, escoliose, hérnia discal e fraturas.

No caso da espondilolistesis, existe um deslizamento de uma vértebra sobre a outra, o que torna o tratamento cirúrgico mais frequente, recorrendo-se habitualmente a técnicas de fusão por abordagem minimamente invasiva, por forma a preservar o mais possível as estruturas anatómicas e permitir um regresso o mais precoce possível à competição.

Na cifose de Scheuermann e na escoliose, o tratamento pode consistir desde exercícios posturais, uso de coletes ou cirurgia conforme a magnitude da deformidade.

As hérnias discais podem surgir sobretudo em desportos tais como halterofilismo. Nestes doentes, podemos tentar técnicas de tratamento do disco como por exemplo a radiofrequência, ou em último caso a cirurgia por abordagem minimamente invasiva, para um regresso o mais cedo possível à competição.

As fraturas da coluna dorso lombar, ocorrem em modalidades, como por exemplo o BTT ou quedas em altura, podem ter ou não lesões neurológicas, e geralmente requerem cirurgia.
Devemos caminhar no sentido de prevenir as lesões desportivas, não só executando os gestos técnicos corretamente, como também adaptar a intensidade e carga do treino a cada pessoa.

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia da coluna. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

Quer saber mais sobre esta patologia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

Redigido por Dr. Paulo Costa (OM33360), Ortopedista especializado em Coluna no Trofa Saúde Hospital em Gaia e Alfena.

Lesões da coluna no desporto

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.

Voltar

16 fevereiro 2020

Cuidar da Mente na Doença Crónica

05 fevereiro 2020

Esporões do Calcâneo e Tendinite do Aquiles

01 fevereiro 2020

Novas alternativas de tratamento para a Síndrome de Apnei...