Skip to main content

LASIK – Tratamento por laser para corrigir defeitos da visão

publicado em 26 Jun. 2017

O LASIK, tratamento por laser que, ao remodelar a córnea, permite corrigir diversos defeitos de visão (miopia, astigmatismo, hipermetropia), é o procedimento mais seguro, eficaz e com maior taxa de satisfação por parte dos pacientes, de entre todos os procedimentos cirúrgicos eletivos realizados nas várias áreas da medicina.

 

Após mais de 50 milhões de procedimentos realizados em todo o mundo nos últimos 25 anos, ainda há alguns mitos que precisam de ser desfeitos em relação ao LASIK:

 

  1. Os médicos nunca deixam operar os seus próprios olhos? Os cirurgiões refrativos e os médicos em geral são submetidos a LASIK 4x mais que a população em geral.
  2. As lentes de contacto são mais seguras que o LASIK? Estudos demonstram que o LASIK comporta menos risco que o uso prolongado de lentes de contacto.
  3. O LASIK aumenta significativamente o risco de halos e deslumbramento? Um estudo envolvendo pilotos de avião demonstrou que a visão noturna era melhor sem óculos após LASIK do que com óculos antes da cirurgia.
  4. O olho seco é muito comum após LASIK? Aos 3 meses pós-operatórios, a percentagem de doentes com olho seco moderado é muito baixa e 6 meses após LASIK, a sensibilidade corneana volta ao normal.
  5. A segurança do LASIK não tem melhorado? Os últimos anos têm conhecido uma melhoria contínua nos resultados visuais após LASIK e na segurança do procedimento.
  6. Complicações são frequentes? O aperfeiçoamento contínuo da tecnologia contribuiu para a redução das complicações. Além disso, no momento presente, virtualmente qualquer complicação pode ser corrigida.

 

Uma das vertentes clínicas mais importantes na atividade oftalmológica do Trofa Saúde Hospital em Alfena é a vertente refrativa. Alcançar a independência dos óculos, mas também resolver os problemas que com frequência afligem os portadores de lentes de contacto, tais como infeções, alergias e olho seco. No entanto, a cirurgia refrativa não se esgota no LASIK. Graus mais elevados de miopia, de hipermetropia e mesmo de astigmatismo, encontram melhor solução com a introdução de lentes intraoculares fáquicas. Por outro lado, as lentes trifocais e de foco extendido tornaram-se no Trofa Saúde Hospital em Alfena forma corrente de corrigir a vista cansada (presbiopia) em pessoas com e sem catarata.

 

O corpo clínico de oftalmologia do Trofa Saúde Hospital em Alfena, mantendo o estado da arte no tratamento das mais diversas patologias oculares, realiza injeções de agentes antiangiogénicos no tratamento da Doença Macular ligada à Idade, mas também nos doentes com Retinopatia Diabética, o que reconhecidamente previne a perda da visão, tão comum em ambas as patologias; faz o acompanhamento periódico dos doentes com Glaucoma, através de campos visuais e OCT, realizando sempre que necessário cirurgia microinvasiva; propõe a correção cirúrgica do Estrabismo em qualquer idade e a Cirurgia Plástica Ocular, incluindo a utilização da toxina botulínica periocular.

 

Mantendo uma relação estreita com o doente, a nossa missão é corresponder às suas necessidades, prevenindo a patologia sempre que possível e tratando-a de forma eficaz e precoce. Porque a Visão é o nosso bem maior.