Skip to main content

Ortodontia: a solução para a correção do posicionamento dos dentes e maxilares

publicado em 27 Jun. 2018

A ortodontia é a área da Medicina Dentária responsável pela prevenção e correção do mau posicionamento dos dentes e dos maxilares (maloclusão) e pode ser dividida em três tipos: preventiva, intercetiva e corretiva.

 

Na ortodontia preventiva, tal como o nome indica, são realizados procedimentos que evitam maloclusões futuras. A partir do momento em que a dentição de leite está completa, por volta dos 3 anos, é importante a avaliação pelo Odontopediatra para detetar problemas que, tratados nesta fase, conduzem a um crescimento dos maxilares harmoniosos.

 

Na ortodontia intercetiva já existe um problema que pode afetar a dentição permanente. Aqui há uma preocupação com o desenvolvimento orofacial da criança que pode fugir dos parâmetros da normalidade por hereditariedade, por problemas respiratórios, por hábitos parafuncionais (sucção digital, uso de chupeta, roer as unhas, posição incorreta da língua), entre outros. Por volta dos 6/7 anos, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, as crianças devem ser avaliadas pelo ortodontista para determinar a necessidade de tratamento ortodôntico. Os aparelhos ortopédicos funcionais são aparelhos que corrigem ou eliminam maus hábitos funcionais ou posturais e a sua utilização é efetiva entre os 3 e os 10 anos de idade. Em casos de problemas esqueléticos, não resolvidos precocemente, poderá levar a cirurgias em idade adulta.

 

A ortodontia corretiva incide mais na dentição permanente e proporciona um correto alinhamento dentário, melhora a higiene dentária, diminui problemas gengivais e o risco de cárie. Com o correto alinhamento dentário existe uma melhoria da estética e como consequência, um aumento da autoestima. Em qualquer idade é possível realizar a correção ortodôntica mas quanto mais precoce menos complexo e invasivo será o tratamento.

 

No tratamento ortodôntico podem estar envolvidas várias especialidades médicas e complementares, tais como: (i) Otorrinolaringologia: a principal razão para um correto desenvolvimento da maxila é a respiração nasal, um distúrbio respiratório pode levar a uma maloclusão; (ii) Terapia da fala, fundamentalmente a terapia miofuncional permite reeducar os músculos faciais, maximizar e manter os resultados obtidos com o tratamento ortodôntico; (iii) Fisioterapia, quando existem problemas na articulação temporomandibular; (iv) Pediatria, especialidade fundamental pois estes são os primeiros médicos a ter contacto com os pais e podem orientar os pacientes odontopediatricos; (v) Cirurgia Maxilo-Facial, em casos complexos consegue-se uma maior proximidade entre colegas para resolução de um tratamento que, apesar de muito frequente, ainda atormenta os doentes, levando a que haja uma maior segurança e confiança no procedimento.
Os médicos dentistas que praticam ortodontia no Trofa Saúde Hospital estão em constante formação para proporcionar tratamentos ortodônticos com resultados funcionais e estéticos com maior estabilidade e previsibilidade.

 

Como sabemos, hoje em dia a ortodontia não é só para crianças e adolescentes e nunca é tarde para que se possa ter um sorriso perfeito. Visite o serviço de Medicina Dentária do Trofa Saúde Hospital e tenha a certeza de ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar dedicada e disponível em horário alargado. Para um melhor acompanhamento e tratamento da sua situação, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com o nosso corpo clínico.