Endocrinologia

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

A endocrinologia é a especialidade médica que analisa e trata os problemas relacionados com as hormonas e com os órgãos que as produzem – as chamadas glândulas endócrinas. 



As principais glândulas endócrinas são a hipófise, a tiróide e as paratiróides, o pâncreas, as suprarrenais e o tecido cromafim, os ovários e os testículos.

Contudo, muitos outros tecidos são capazes de produzir hormonas como por exemplo o osso, o tecido adiposo, o fígado, o intestino ou até o cérebro.
Portanto, a endocrinologia trata doenças como as da tiróide, paratiróides (glândulas que regulam o metabolismo do fósforo, do cálcio e da vitamina D), diabetes, excesso de peso e/ou obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias (excessos de gorduras no sangue - colesterol e triglicerídeos), excesso de pêlos corporais na mulher, ovários poliquísticos, doenças da suprarrenal (nódulos - produtores de hormonas ou não -, doença de Addison, hiperplasias congénitas, a doença genética mais comum), acromegalia e doenças da hipófise (nódulos produtores de várias hormonas ou não funcionantes), problemas de crescimento, desenvolvimento e puberdade.

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

229 688 700

05 janeiro 2020

“Joanetes”: mitos e verdades – Técnicas cirúrgicas atuais

12 dezembro 2019

Terapia Eletroconvulsiva: uma arma eficaz e segura no tra...

14 novembro 2019

Cancro da Próstata: da prevenção ao tratamento da doença...